sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Aceitação - O início da transformação


« A primeira impressão que temos quando ouvimos ou pensamos em aceitar, seja uma pessoa, um fato ou uma circunstância é de que estaremos nos submetendo ou nos subjugando, desistindo de lutar, sendo fracos. Na verdade, se quisermos modificar qualquer aspecto da nossa vida e de nós mesmos, devemos começar aceitando.

A aceitação é detentora de um poder transformador que só quem já experimentou pode avaliar.

É difícil aceitar uma perda material ou afetiva; uma dificuldade financeira;
uma doença; uma humilhação; uma traição. Mas a aceitação é um ato de força interior, sabedoria e humildade, pois existem inúmeras situações que não estão sob o nosso controle.
As pessoas são como são, dificilmente mudam. Não podemos contar com isso. A única pessoa que podemos mudar, somos nós mesmos, portanto, se não houver aceitação, o que estaremos fazendo é insensato, é insano. Ser resistente, brigar, revoltar-se, negar, deprimir, desesperar, indignar-se, culpar, culpar-se são reações emocionais carregadas de raiva. Raiva do outro, raiva de si mesmo, raiva da vida. E a raiva destrói, desagrega.

A aceitação é uma força que desconhecemos porque somos condicionados a lutar, a esbravejar, a brigar. Aceitar não é desistir, nem tão pouco resignar-se. Aceitar é estar lúcido do momento presente e se assim a vida se apresenta, assim deve ser. Tudo está coordenado pela Lei da ação e reação.

No instante em que aceitamos, desmaterializamos situações que foram criadas por nós, soluções surgem naturalmente através da intuição ou fatos trazem as respostas e as saídas para o problema.
Tudo é movimento. Nada é permanente. A nossa tendência “natural” é resistir, não aceitar, combater tudo o que nos contraria e o que nos gera sofrimento. Dessa forma prolongamos a situação. Resistir só nos mantém presos dentro da situação desconfortável, muitas vezes perpetuando e tornando tudo mais complicado e pesado. Quando não aceitamos nos tornamos amargos, revoltados,frustrados, insatisfeitos, cheios de rancor e tristeza, e esses padrões mentais e emocionais criam mais dificuldades, nunca trazem solução.

Aceitar é expandir a consciência e encontrar respostas, soluções, alívio. Aceitar é o que nos da confiança. É fundamental entender que aceitar não significa desistir e seguir adiante com otimismo. Ter muitos propósitos a serem atingidos é nossa atitude saudável diante da vida. Aceitar se refere ao momento presente, ao agora.

No instante que você aceita, você se entrega ao que a vida quer-lhe oferecer. Novas idéias surgem para prosseguir na direção desejada, saindo do sofrimento. »

texto de Ana Cristina Pereira, fonte "http://decarlicris.blogspot.com"

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

TRANSformação



Tempos de transformação... (Trans+formação)
TRANScender uma formação... seja a formação uma estrutura rochosa individual ou plural, uma montanha ou serra... seja uma formação ou limitação mental individual ou colectiva, crenças. Que todos possamos transcender as nossas limitações individuais a partir da Humanidade que todos temos em nossos Corações, e assim expandirmos a visão, a consciência. Transcender quem somos, para a Humanidade que Somos.
Liberdade de Ser em todos os Corações e Coragem de Agir a partir de todos os Corações.

Namaste
M.

A Coragem


"A coragem não consiste em arriscar sem medo. Ao contrário! É preciso estar convicto do que se quer para se ter coragem de agir. Coragem, também, não se traduz por agressividade, ou atitudes intempestivas. Na verdade, a coragem tem no seu bojo virtudes como serenidade, paciência, amabilidade e solidariedade.

Para entender melhor, podemos classificar a coragem em vários tipos:
- A coragem física, para enfrentar situações de perigo que coloquem sua vida em risco;
- A coragem de convicção, não ter medo de aceitar e propagar as suas crenças.
- A coragem moral, aquela capaz de fazer você optar pelo que é ético e justo, mesmo contrariando pessoas influentes ou até o seu circulo de amizades;
- A coragem solidária é a coragem de se envolver com as necessidades dos outros. Isso mesmo, amar o próximo requer muita coragem, sim!
- Existe ainda a coragem emocional, para lidar com circunstâncias dolorosas e adversas da vida;
- A coragem de criar, sem medo de inovar, de quebrar a rotina, de mudar a maneira de ver as coisas;
- E o mais elevado grau de coragem, a coragem de perdoar, difícil de ser encontrada em qualquer pessoa. Dar a outra face para o inimigo é um ato que requer coragem e amadurecimento.

E você... é uma pessoa de coragem?"

"A um coração valente nada é impossível." - Jaques Coeur

Fonte: "http://emefpaulorizzieri.blogspot.com"

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

O Novo


« Há uma velha estrutura a pesar. A pesar muito. Não te deixa avançar. Não te deixa evoluir. Essa estrutura é o passado. Quem foste no passado, o que sentias no passado, mas, principalmente, o que pensavas no passado.

Todo aquele acúmulo de conceitos, de julgamentos, de vitimização. Todo aquele desfiar de culpa, de medo, de ressentimento. Todo aquele peso que não confere com a pessoa que és hoje, mas que ainda aí está, prestes a explodir e a fazer valer os seus valores.

Livra-te do passado. Hoje já não és quem eras antes. Hoje já não és quem eras há cinco minutos. Tudo está a mudar tão depressa agora. Porque é que não aproveitas? Tenta desprender-te. A cada pressentimento, a cada acção, a cada situação, investe nessa nova pessoa na qual te estás a tornar, com nova consciência, com novos valores, com nova forma de pensar. Com nova essência.

Sê quem és, hoje. Pode não conferir com o teu passado. Não faz mal. Estamos na era da mudança. Até um dia em que acordes, olhes ao espelho e vejas o ser absolutamente luminoso em que te tornaste. »

in "O Livro da Luz – Pergunte, O Céu Responde" de Alexandra Solnado

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

O Samurai e o Mestre Zen



Certo dia um samurai, que era um guerreiro muito orgulhoso, foi ver um mestre zen.
Embora fosse muito famoso, belo e habilidoso, o samurai sentiu-se repentinamente inferior ao olhar o mestre.

Então ele perguntou ao mestre: - "Porque me estou a sentir inferior? Há momentos atrás tudo estava bem. Mas quando entrei aqui, de repente senti-me inferior e nunca me tinha sentido assim antes. Encarei a morte muitas vezes, mas nunca experimentei nenhum medo. Porque me sinto assustado agora?"

O mestre respondeu: - "Espere. Quando todos tiverem saído, responderei."Durante todo o dia, pessoas chegavam para ver o mestre, e o samurai estava a ficar cada vez mais cansado de esperar.

Ao anoitecer, quando o quarto estava vazio, o samurai perguntou novamente:

- "Agora o senhor pode-me responder porque me sinto inferior?" O mestre levou-o para o exterior. Era uma noite de lua cheia e a lua estava justamente a aparecer no horizonte.
Ele disse: - "Olhe para estas duas árvores: para a árvore alta e para a árvore pequena ao seu lado. Ambas estiveram juntas ao lado da minha janela durante anos e nunca houve nenhum problema. A árvore menor jamais perguntou à maior: 'Porque me sinto inferior à tua frente?' Esta árvore é pequena e aquela é grande - este é o fato, e nunca ouvi sussurro algum sobre isso."

O samurai então argumentou: - "Oh! Isso é porque elas não se podem comparar."

O mestre disse: - "Então não precisa de me pergunta mais nada. Já sabe a resposta. Quando você não compara, toda a inferioridade e superioridade desaparecem. Você é o que é e simplesmente existe. Um pequeno arbusto ou uma grande e alta árvore, não importa, você é você mesmo. Uma folhinha da relva é tão necessária quanto a maior das estrelas. O canto de um pássaro é tão necessário quanto qualquer Buda, pois o mundo será menos rico se este canto desaparecer."Simplesmente olhe à sua volta. Tudo é necessário e tudo se encaixa. É uma unidade orgânica: ninguém é mais alto ou mais baixo, ninguém é superior ou inferior. Cada um é incomparavelmente único. Você é necessário e basta. Na Natureza, tamanho não é diferença. Tudo é expressão igual de vida!


Namastê

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Dia De Reis


Dia de Reis ... 06 / 01 / 2012
Em Numerologia, a data de hoje dá um 3: Três Reis.

Possamos todos nós ao longo de 2012 oferecer aos nossos Corações as oferendas desses 3 Reis:
Paz, Amor e Integração.
... E que a Estrela Interior de cada um ilumine o seu caminho...
... passo a passo ... momento a momento ... respiração a respiração.

Namaste