sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Crise & Oportunidade

"Sempre é possível descobrir caminhos para a vitória mesmo que eles estejam escondidos em momentos desfavoráveis. Isso é o que diz a milenar sabedoria chinesa, em que crise e oportunidade se complementam na mesma palavra.

Assim como o diamante está contido na pedra bruta, em certos momentos a vida nos propõe superar obstáculos até encontrar algo precioso. É justamente em momentos de dificuldades, de aperto financeiro e falta de perspectiva que realmente nos estimulamos a simular outras saídas. Às vezes, elas ficam ocultas pela inércia, pela desesperança e até pelo medo.
Numa época desfavorável, temos a chance de escolher: ou renascemos da crise ou nos afundamos nela. O velho ditado diz “Se a vida der a você um limão, faça dele uma limonada”. Mesmo quando não há oferta de trabalho e o saldo bancário se esgota, não adianta ficar justificando a situação apenas com fatores externos, conjunturais ou mesmo a falta de sorte ou ainda o pouco espírito de colaboração dos outros. Nas adversidades encontramos oportunidades e desenvolvemos nossa força interior que é responsável por nossas vitórias. Sem crise, a vida seria como um mar sem ondas.

Momentos difíceis todos nós temos. A vida tem que seguir seu curso, com ou sem problemas. E o verdadeiro problema não é ele sem si, mas a nossa atitude, isto é, como o vemos e (qual o papel do observador, como na física quântica) como reagimos a ele. Assim também é o medo da crise que é pior do que a própria crise.
A vida dá a você aquilo que você deu a ela e aí se incluem também a possibilidade da sorte, porém, mais do que tudo, vai te colocar as pessoas certas no seu caminho. Em outras palavras, exercite a sua rede de relacionamentos, faça muitos amigos ao longo do caminho e isso até parece básico, mas faz a diferença na vida de muitas pessoas que construíram uma história de sucesso. Para atrair sucesso não se pode superdimensionar os obstáculos. Olhar o momento difícil com outros olhos ajuda muito. Tenha em mente que o desemprego ou a falta de dinheiro são apenas fases na vida. Buscar o aperfeiçoamento é também fundamental.
Precisamos aprender a perder para saber ganhar e acima de tudo, distinguir as duas coisas. E não há nada de mal em ficar dois jogos no banco de reservas, até porque tumultuar nestes momentos é pior. Muitas vezes um estágio é necessário para tomar fôlego e ir em frente. Volta-se um passo atrás para depois saltar dois à frente.
Crise é igual o sucesso onde vemos as coisas no mundo como todas as outras pessoas, mas enxergando de uma maneira diferente. O mesmo rio Jordão banha dois mares, um é o Mar Morto que por excesso de sal e o próprio nome já diz tudo, não tem vida e não há vida e o outro é o mar da Galiléia, cheio de vida marinha. Crise ou oportunidade? Estamos num mundo de escolhas. A forma como “carimbamos” a nós mesmos é a forma como os outros irão nos reconhecer.
Amalia Sina (Autora do livro "Crise & Oportunidade" - Editora Saraiva)" In pensandozen.blogspot.com

2 comentários:

  1. Sinto que é verdade o problema é ultrapassar a mente...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,Vera!
      O desafio de todos nós nos tempos que vivemos está dentro de nós próprios... Tal como se pode ver no seu comentário, dentro de nós existem duas "frequências de Ser"... Uma regida pelo que une (Sentir, Intuição, Coração, Amor) outra pelo que divide (personalidade, racional, mente, medo). Não precisamos de querer ultrapassar a mente. Mas sermos a Presença que a observa r
      e a Abraça... E assim ela deixa de nos abraçar a nós. Observemos dentro de nós de que frequência brotam os nossos pensamentos, emoções, palavras, acções. Da parte de nós que divide ou daquela que Une... E deixar-nos aconteSER, tal como a água de um rio flui naturalmente em direcção ao Oceano.
      Bem haja pela expressão de seu Ser,
      Abraço Interior *

      Eliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.