quinta-feira, 9 de julho de 2015

Sombra Amiga



Todo o ser humano é um ser vivo na vida. Para ser vivo na vida, há que reconhecer, aceitar e integrar o que define esse intervalo “vida”, o começo e o fim. A dualidade na condição da existência humana.

A sombra existe sempre que existe uma forma. No esfera do comportamento humano, sombras são aspetos de nós mesmos que fazem sentir contração, limitação ou dependência. Assumem muitas vezes comportamentos de defesa, resistência, medo, insegurança, controlo, desde processos psicoemocionais identificados a um passado e projectados para um futuro. São aspectos de nós próprios à espera de serem reconhecidos, aceites, observados, integrados e assim tornados conscientes pelo próprio. O trabalho com a sombra, pressupõe um reconhecimento de que, para haver sombra, tem de haver galhos e tronco. Terá de existir aquilo que se acredita ver e ser, ou seja, o conhecido. Para haver galhos e tronco, terá de haver raízes que suportem e nutram essas partes. O facto de não serem visíveis, não implica a sua não existência.

Tendemos a focar apenas os galhos, perseguindo frutos, descurando que, dependendo da qualidade da raíz, assim será a qualidade dos frutos que os galhos suportam. As sombras são assim resultado do relacionamento que nutrimos connosco próprios que por sua vez se relaciona com o outro graças à dinâmica da interação humana. Assim a vida funciona como um espelho onde vemos refletida essa parte de nós. Sombras são pérolas contidas no invólucro dual e membrana da esfera pessoal. Sombras são grandes professores na arte de reaprender a ser.

Haja Amor desde as raízes para que as sombras possam ser iluminadas e integradas. Sejamos a visão cristalina da necessidade da humildade do reconhecimento de todas as partes de nós. Essa é a responsabilidade matura e consciente de individuação e liberdade consciente. Esse é O passo. Um passo a ser dado desde dentro e para dentro, desde as entranhas da árvore individualizada que cada um é nesta floresta que somos, qual seiva vital que percorre o ser e impulsiona a força primordial da vida. Estamos juntos neste caminho.

A via Transpessoal facilita esse caminhar e o reconhecimento consciente e direto do resgate de pérolas de nós próprios.

Fica aqui.
Nutre as tuas raízes...
Celebra o teu tronco...
Abraça os teus galhos...
Partilha os teus frutos...
Integra as tuas sombras...
Escancara as portas do teu coração,
E nele respira um "Obrigado!".
... E fica Aqui.


Namastê,
M.
www.raiosdomesmosol.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.